Juízos Centrais Criminais passam para o Palácio de Justiça


O Relatório anual de 2023 da Comarca de Braga foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Consultivo com uma ressalva, onde se refere que as valências do núcleo de Guimarães se mantenham, ainda que permutando de instalações no seio do Município.

De resto, a questão tem vindo a ser discutida, apontando-se para a transferência do Juízos Centrais Criminais e Juízos da Família e Menores para o Palácio da Justiça, dado considerar-se ser um edifício com maiores condições de segurança do que o de Creixomil. Tudo isto para mitigar os atrasos com a construção do novo tribunal de Guimarães.
A notícia vem publicada no jornal O Comércio de Guimarães.
De acordo com informações obtidas pelo Grupo Santiago isto implicaria colocar os serviços cíveis e administrativos no edifício de Creixomil. Uma solução que já terá sido debatida em reunião do Conselho de Gestão e que ainda estará a ser estudada.

Na mais recente reunião do Conselho Consultivo da Comarca de Braga, realizada em Fevereiro, o Presidente da Câmara de Guimarães deu conta dos insistentes esforços no sentido de concretizar o projecto do novo edifício do tribunal de Guimarães, nomeadamente a sua passagem para a próxima fase de especialidades e, finalmente, o lançamento do concurso para a sua execução. Na mesma reunião, Domingos Bragança terá manifestado disponibilidade total do Município para colaborar no sentido de minimizar constrangimentos identificados no funcionamento dos serviços judiciais provocados pelas condições do edifício de Creixomil. Perante a admitida transferência dos Juízos Centrais para o Palácio da Justiça e a propósito de questões de segurança dos magistrados, o Município vimaranense está disponível para aumentar o número de lugares de estacionamento no parque da Mumadona.

Imprimir Email