GNR de S. Torcato deteve alegado assaltante de caixa de esmolas

Está a prestar depoimento no Tribunal Judicial de Guimarães, o indivíduo de nacionalidade italiana, suspeito de ser responsável por sucessivos assaltos registados, nos últimos tempos nas caixas de esmolas do Santuário de S. Torcato. Ontem, indivíduo, de 56 anos, solteiro, radicado em Portugal e residente em Arcozelo, concelho de Gaia, foi apanhado em flagrande delito, depois da
Mesa da Irmandade de S. Torcato ter suspeitado de que as caixas de esmolas estavam a ser assaltadas.

Segundo informações recolhidas pela Santiago, a investigação terá sido desencadeada pela descoberta de vestígios de cola nos orifícios dos cofres, destinados ao depósito das esmolas monetárias dos fiéis. Esta situação despertou a atenção dos zeladores do Santuário que comunicaram o caso às autoridades policiais.

Novais de Carvalho adianta que, nesta altura, a Irmandade de S. Torcato está a fazer uma estimativa do dinheiro que terá sido extorquido das caixas de esmolas.

De qualquer maneira, o Juiz garante que a Irmandade de S. Torcato está atenta ao fenómeno da segurança no interior do santuário.

O indivíduo de nacionalidade italiana foi detido ontem, ao final da à tarde, e está a ser presente ao Tribunal Judicial de Guimarães.
Na sua posse, a GNR apreendeu centenas de euros e ainda dois cartões de casinos, presumindo-se assim que o dinheiro proveniente dos assaltos às
caixas de esmolas destinava-se ao jogo. As autoridades suspeitam também que o indivíduo pertença a uma rede responsável por furtos a caixas de esmolas em outras igrejas e santuários da região.
A Polícia Judiciária de Braga está a investigar a ocorrência. A Santiago sabe que, nos últimos tempos, no Santuário da Penha, também
foram encontrados objectos estranhos no interior das caixas de esmolas, situação que foi comunicada à GNR de Guimarães.

Marcações: Judicial

Imprimir Email