D. Manuel Monteiro de Castro nomeado Secretário do Colégio dos Cardeais

O bispo português D. Manuel Monteiro de Castro foi hoje nomeado Secretário do Colégio dos Cardeais, função que, após o conclave, o torna no primeiro cidadão a conhecer o nome do Papa eleito. O bispo português D. Manuel Monteiro de Castro foi nomeado pelo Papa Bento XVI.
O Colégio dos Cardeais reúne todos os cardeais da Igreja Católica e é uma das instituições mais importantes do Vaticano. É um órgão de consulta que colabora com o Papa nos assuntos considerados mais importantes para a Igreja Católica.
D. Manuel Monteiro de Castro é o actual secretário da Congregação para os Bispos, cargo que o levou de Madrid, onde exercia as funções de Núncio de Espanha e Andorra, para Roma.
Com as novas funções, D. Manuel Monteiro de Castro assume um papel relevante na preparação da eleição de um novo Papa. Será ele, como secretário, que, após o conclave de eleição do novo Papa, testemunhará o momento em que o escolhido aceita o resultado da eleição e escolhe o nome pelo qual quer ser chamado.
Natural de Guimarães, o bispo de 71 anos deixou Portugal em 1961 para exercer funções na diplomacia do Vaticano.
D. Manuel Monteiro de Castro sucede no novo cargo a D. Francisco Monterisi.
O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Morujão, congratulou-se com a nomeação de D. Manuel Monteiro de Castro, descrevendo-o como um “prelado que se dedicou a uma carreira diplomática, desempenhando bem as funções de Núncio Apostólico em Espanha, que deixou para ocupar o cargo de secretário da Congregação dos Bispos em Roma”.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email