Guimarães aderiu ao sistema multimunicipal da Águas do Ave

O PS e o PSD aprovaram esta manhã a adesão de Guimarães ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Vale do Ave, bem como a autorização de subscrição de capital por parte da AMAVE na Sociedade Águas do Ave.
Rui Victor Costa lembra que está em causa um projecto até 2010 para Guimarães que envolve valores de aproximadamente 45 milhões de euros, o que vai cobrir o atraso estrutural que se sentiu ao longo dos últimos anos. De resto, o Vereador social-democrata vê a Águas do Ave como uma luz para o saneamento.

Agora, falta saber como é que a Vimágua vai resolver a questão da água.
A luta de Guimarães prendia-se com a questão da adesão à Águas do Ave, apenas no saneamento. A Câmara nunca esteve de acordo quanto à questão da água, uma vez que perdura a tradição de captação, tratamento e distribuição, através da Vimágua.

A CDU optou pelo voto contra. Salgado Almeida vê nesta forma de
constituição de empresas SA um primeiro passo para a privatização da água. De resto, o médico vimaranense considera que a água deve ser de gestão pública. E já se mostra preocupado com o anunciado aumento da água e saneamento, ao que tudo indica a partir de Janeiro.
O assunto vai agora ser discutido na Assembleia Municipal, no dia 15 de Dezembro.

Marcações: Política

Imprimir Email