André Coelho Lima convidado para Representante Especial para o Ciclo de Conflitos da OSCE

O vimaranense André Coelho Lima foi convidado pela Presidente da OSCE-PA, a finlandesa Pia Kauma, para a função de Representante Especial para o Ciclo de Conflitos, função que pressupõe a prevenção de conflitos na área geográfica dos 57 estados membros da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), nomeadamente a gestão de conflitos em curso e a reabilitação pós-conflito. 

André Coelho Lima sublinhou que este é um desafio "estimulante" e "entusiasmante" fazer parte deste executivo. "É um reconhecimento do percurso e do trabalho que tenho feito no âmbito desta organização internacional, mas sobretudo na possibilidade de poder intervir, coordenar ou contribuir para a resolução dos conflitos armados que estão a decorrer nos estados membros da OSCE", disse ao Grupo Santiago.

O deputado parlamentar quer encontrar pontos comuns entre estados em conflito. "Há dois exemplos de conflitos. O mais mediático é entre a Ucrânia e a Rússia. O mais antigo é entre a Armênia e o Azerbeijão. Há outros conflitos mais viáveis e outros menos visíveis. Sendo uma organização parlamentar, o objectivo é incentivar conversações entre estados que estejam em conflito e procurar alcançar pontos de contacto. Mesmo em estados que estejam em guerra sabemos que é sempre mais aquilo que aproxima os povos do que aquilo que as afasta. É com este objectivo em mente que penso em desenvolver esta função, ou seja, procurar os pontos de concórdia e pôr de lado os pontos de discórdia", apontou.    

Entre os 323 deputados (dos 57 estados membros) da Assembleia da OSCE-PA, são eleitos os seus 8 vice-Presidentes e nomeados 15 'Special Representatives' (Representante Especial) para temáticas específicas de intervenção política, tanto de âmbito geográfico como de âmbito temático. Sendo designados pela Presidente da OSCE-PA, os Representantes Especiais para o Ciclo de Conflitos são o executivo da OSCE-PA.

Marcações: André Coelho Lima, OSCE

Imprimir Email