Hospital de Guimarães reduziu infecções hospitalares

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães atingiu os objectivos de redução das taxas de infecção hospitalar preconizadas pelo «Desafio Gulbenkian – Stop Infeção Hospitalar». 
O «desafio» do programa, por um período de três anos, terminou, mas a manutenção da redução das taxas de infecção continua a ser um objectivo. 

Em comunicado, o Hospital refere que "o empenho dos colaboradores permitiu alcançar, em vários casos mesmo ultrapassar largamente, as metas preconizadas pelo programa. O objectivo inicial era reduzir em 50% vários tipos de infecções hospitalares".
Constatou-se uma redução superior a 50% das taxas de infecção da corrente sanguínea, relacionada com cateter vascular central, de pneumonia associada a intubação, de infecção do local cirúrgico no doente submetido a cirurgia do cólon e reto, a cirurgia com implante de prótese da anca e joelho. Ainda uma redução do índice de exposição ao cateter vesical e com sinais de melhoria na taxa de infeção do trato urinário associada a cateter vesical", lê-se no referido comunicado.

Marcações: infecções

Imprimir Email