Covid-19: Mais de metade da população do concelho de Guimarães já está totalmente vacinada

Mais de metade da população do concelho de Guimarães já está totalmente vacinada contra a Covid-19. No Centro de Vacinação que está a funcionar no Multiusos, já foram administradas 172 mil 996 vacinas, estando 69 mil 955 pessoas inscritas nos centros de saúde do Concelho totalmente vacinadas.

A revelação foi feita pelo Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave em entrevista ao Grupo Santiago. José Novais de Carvalho precisou que com a primeira dose já estão inoculadas 103 mil e 41 pessoas. "Os números demonstram a generalizada aceitação existente, mas nunca é demais apelar à vacinação porque neste momento está a funcionar a «Casa Aberta» a partir dos 16 anos", observou, sublinhando que, nos próximos dois fins-de-semana, a vacinação será dirigida à faixa etária dos 12 aos 15 anos e enaltecendo "o esforço e sacrifício" dos profissionais de saúde envolvidos neste processo.

"A partir dos 60 anos, há um número residual de pessoas por vacinar", declarou o responsável, reconhecendo que estão a ser direcionados os esforços para que "a partir dos 50 anos, os números de vacinação sejam melhorados". "Estamos empenhados para que no final de setembro seja atingido e cumprido o objectivo e fique concluída esta grande campanha de vacinação", continuou.

"Neste momento, estamos em plena fase de pandemia. Os números em Guimarães melhoraram um pouco, mas a infecção continua e estamos perante a variante Delta que é extremamente transmissível", alertou Novais de Carvalho, insistindo no apelo à vacinação e à protecção. "Mesmo aqueles que já estão vacinados, continuem a protegerem-se com máscara, a manter o distanciamento social e a higienização das mãos. E muito cuidado com as reuniões de família, com os amigos e nas férias, porque há uma mobilidade muito grande e o risco de infecção não desapareceu", acrescentou.

O Director do ACES do Alto Ave realçou as vantagens da vacinação para atenuar os efeitos da Covid-19, "para atingirmos a imunidade de grupo temos de atingir cerca de 80 a 85 por cento da vacinação. As pessoas que não se vacinam estão a desrespeitar os outros, porque estão a colocar em causa a saúde e o bem-estar dos outros".

Marcações: Multiusos, covid-19, vacinação covid-19, centro de vacinação

Imprimir Email