Covid-19: Governo antecipa segunda fase de desconfinamento para segunda-feira

Foi antecipada para segunda-feira a segunda fase de desconfinamento, por deliberação do Conselho de Ministros reunido esta sexta-feira.

De acordo com as decisões tomadas, a lotação máxima em restaurantes e casamentos aumenta. As mesas no interior de restaurantes e cafés passam a poder ter oito pessoas (em vez das actuais seis). Os casamentos e batizados terão uma lotação de 75%.
A partir de 1 de Setembro, os serviços públicos não necessitarão de marcação prévia.
A lotação dos estabelecimentos comerciais passa de cinco pessoas por 100 metros quadrados para oito pessoas por 100 metros quadrados.

Os espectáculos culturais passam a ter lotação de 75%; os transportes públicos deixam de ter limitação da sua lotação.
O comércio, restauração e espectáculos mantêm-se com limitações até às 2h00 da manhã.
Portugal deixa de estar em estado de calamidade e passa a estado de contingência, com as mesmas regras em vigor em todo o território nacional.
Numa altura em que foi atingida a meta de 70% da população vacinada, mantêm-se as medidas quanto aos certificados digitais e dos testes negativos, que serão obrigatórios para aceder aos seguintes espaços ou serviços:
Realização viagens por via aérea ou marítima; entrada em estabelecimentos turísticos ou de alojamento local; utilizar restaurantes no interior ao fim-de-semana e feriados;

frequentar ginásios, termas, spas, casinos e bingos; participar em eventos culturais, desportivos ou corporativos, com mais de 1.000 pessoas ao ar livre, com mais de 500 em recinto fechado.


Marcações: covid-19, Conselho de Ministros, desconfinamento, segunda fase

Imprimir Email