Corrida aos testes à Covid-19 intensificou-se e gera longas filas

Os vimaranenses não fogem à regra e estão a recorrer aos testes gratuitos à Covid-19 mais do que nunca. A corrida começou antes do Natal e continua nesta semana, em que se prepara a mudança de calendário, com a chegada de 2022. 

A Câmara de Guimarães assegura condições para a testagem gratuita até à próxima sexta-feira, para além dos seis testes comparticipados pelo Governo.

Só na passada segunda-feira foram efectuados 300 testes rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional, na unidade móvel de testagem à COVID-19, localizada no Largo Conde de Arnoso, movimento que serve de referência para constatar a adesão das pessoas de todas as idades ao processo de testagem massiva.

As longas filas não passaram despercebidas e marcaram o ritmo citadino na quadra natalícia, mantendo-se por estes dias em que a festa de passagem de ano será em isolamento para quem testou positivo à Covid-19 e para quem manteve contactos classificados de risco pelas autoridades de saúde pública. 

O número de casos confirmados no Concelho tem vindo a aumentar semana após semana, mas os números deverão disparar quando for divulgado o próximo relatório semanal da Direcção Geral de Saúde, em linha com o aumento da testagem. No Drive Thru de testagem situado junto ao Multiusos, onde recorrem os utentes geralmente após confirmação da infecção após o resultado positivo obtido nos testes rápidos, foram realizados na quarta-feira 600 testes.

A Vice-Presidente do Município realça a importância da testagem, alertando que é assim que se travam as cadeias de contágio e se protege a população mais vulnerável, numa época propícia ao convívio e à reunião familiar. Adelina Paula Pinto revelou que, até ao final do ano, a Autarquia assegurará o pagamento dos testes realizados em Guimarães a quem precisar de fazer mais do que os seis que são disponibilizados pelo Governo. "Até 31 de dezembro será assim, já está contratualizado. Há pessoas que precisam visitar diariamente familiares que estão hospitalizados, que estão em lares ou até os turistas que estão de passagem por Guimarães", destacou a responsável, ao assinalar que os elevados níveis de testagem.

Face ao agravamento da situação pandémica e às novas regras em vigor  e que exigem um teste negativo para entrar em vários estabelecimentos e eventos, a população tem acorrido em massa às farmácias e laboratórios onde os rastreios são gratuitos. São já mais de duas dezenas de estabelecimentos onde os testes rápidos podem ser efectuados, para além do posto móvel da Autarquia. Naturalmente, há sempre a possibilidade de recorrer ao auto-teste, mas dificilmente se encontra um kit à venda dada a elevada procura.

Criada pela Câmara Municipal de Guimarães, a unidade móvel de testagem, funciona entre as 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Marcações: covid-19, testes antigénio

Imprimir Email