Governo anunciou alívio das restrições de combate à pandemia

O Governo anunciou, esta quinta-feira, um alívio das restrições de combate à pandemia, naquele que é "mais um passo para o regresso à normalidade". As palavras são da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que apresentou as novas medidas a partir do Palácio Nacional da Ajuda.

A apresentação do certificado digital da Covid-19 deixa de ser obrigatória, exceto nas fronteiras; os contactos de risco deixam de estar obrigados a cumprir isolamento; o limite na lotação em estabelecimentos deixa de existir assim como a recomendação do teletrabalho.

A exigência de teste com resultado negativo deixa de ser também necessária para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.

O uso da máscara mantém-se em espaços interiores.

O Governo admitiu, no entanto, que estas medidas deverão manter-se até à descida do número de mortos e de internados em unidades de cuidados intensivos.

Por outro lado, Mariana Vieira da Silva levantou o véu do que poderá ser uma "luz ao fundo do túnel". Questionada pelos jornalistas sobre o levantamento de todas as restrições, a ministra disse que o Governo deverá fazê-lo quando o país atingir a meta definida pelos peritos - 20 mortes a 14 dias por um milhão de habitantes - o que deverá acontecer em cinco semanas.

Marcações: covid-19, pandemia, restrições, certificado digital

Imprimir Email