Hospital de Guimarães obtém certificação com o nível BOM

O Hospital da Senhora da Oliveira é o terceiro hospital público do SNS a obter uma certificação nível BOM para todo o hospital.
Este foi o resultado de uma avaliação pedida pelo Conselho de Administração em Abril de 2019, com o objectivo de obter a certificação global do hospital pelo Modelo de Certificação do Ministério da Saúde (ACSA), sendo que a certificação constitui um processo de melhoria da prestação dos cuidados de saúde aos utentes.


Atendendo ao contexto pandémico que se viveu nos últimos dois anos, só recentemente é que foi possível à Direcção Geral da Saúde (DGS) proceder à avaliação do trabalho desenvolvido pelos profissionais deste hospital, com o objectivo de obter a referida acreditação.
Assim, após a visita de avaliação por parte da DGS, realizada no passado dia 5, foi atribuída a certificação a todo o hospital com o nível BOM.
Em comunicado, o Hospital refere que o certificado atribuído atesta a conformidade com as especificações e os standards estabelecidos nos Manuais de Standards próprios e demais requisitos do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde.

Esta certificação visa reconhecer a qualidade do hospital enquanto entidade prestadora dos cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o Serviço Nacional de Saúde, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste hospital, acrescenta o documento.

Este processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da Direcção-Geral da Saúde (DGS), tendo como referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (Despacho n.º 5613/2015, de 24 de junho) e os procedimentos documentados em vigor no Departamento da Qualidade na Saúde.
Esta certificação "foi uma clara aposta" do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, "e só foi possível graças ao empenho, profissionalismo e dedicação de todos os profissionais deste Hospital".


Marcações: hospital prémio, certificação, Bom

Imprimir Email