Gabinete de medicina dentária vai ser instalado no Centro de Saúde de Urgezes

Guimarães vai ter mais um gabinete de medicina dentária do Serviço Nacional de Saúde. O gabinete funcionará no Centro de Saúde de Urgezes, reforçando a prestação de cuidados assegurada pelos gabinetes que estão instalados no Centro de Saúde das Taipas e no Centro de Saúde da Amorosa.

Em declarações ao Grupo Santiago, o director do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave indica que o investimento surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo. "O processo está a decorrer no sentido de conseguirmos a sua instalação até ao final do ano", observou José Novais de Carvalho, ao explica que os utentes para o gabinete de medicina dentária são encaminhados pelo médico de família, destacando que cerca de 80 por cento dos cheques-dentista atribuídos às populações abrangidas não são utilizados.

De acordo com o despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República, no total, em todo o Norte do País, serão atribuídos mais de 2,1 milhões de euros para a criação de 41 gabinetes nos centros de saúde daquela área de intervenção. A verba será distribuída entre este ano e 2025.

De salientar que o último barómetro da Saúde Oral, divulgado em novembro, revelou que metade dos portugueses nunca vai ao médico dentista, ou vai menos de uma vez por ano, apontando como razão não precisar destes cuidados, mas com quase 30% a dizerem que não vão ao dentista por falta de dinheiro.

Apesar de ainda serem 50,2% os portugueses que dizem não necessitar de cuidados de saúde oral, este valor reduziu 20,1 pontos percentuais face a 2021, segundo a 7.ª edição do barómetro, promovido pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e que inquiriu 1.102 pessoas maiores de 15 anos.

A análise apontou ainda para um aumento do número de portugueses que não tem dinheiro para ir dentista (29,5%) em 7,4 pontos percentuais, mostrando "os efeitos da crise actual".

Imprimir Email