Direção-Geral da Saúde activa plano de contingência devido às baixas temperaturas

A Direção-Geral da Saúde (DGS) activou os Planos de Contingência devido às baixas temperaturas e divulgou algumas recomendações.

De acordo com uma nota da  Unidade de Saúde pública (USP) Alto Ave, face à previsão por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de temperaturas muito baixas para os próximos dias, que se pode manter até pelo menos dia 12 de Janeiro, foi activado os os Planos de Contingência. 

Ainda segundo a USP Alto Ave "deve ser dada especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como as crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam actividade no exterior e pessoas em situação de sem abrigo".

Assim, a Direção-Geral da Saúde reforça a recomendação para a vacinação contra a gripe, bem como a adoção de várias medidas para se proteger do frio. A DGS recomenda que mantenha o corpo quente, a hidratação, a verificação se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados. A mesma fonte alerta para a ventilação das divisões, o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, o risco de quedas no exterior e manter-se especialmente atento se tiver algum problema de saúde.

A DGS defende a medicação segundo indicação médica, a utilização a linha SNS 24 (808 24 24 24) ou em caso emergência o 112.

Numa altura em que são mais frequentes as infecções respiratórias, é importante lavar ou desinfetar as mãos, adotar a etiqueta respiratória, manter o distanciamento físico, arejar e ventilar os espaços e optar por utilizar máscara em locais muito frequentados ou espaços fechados, sempre que tiver sintomas de infeção respiratória.

Marcações: Frio, DGS

Imprimir Email