Protecção Civil de Guimarães cria simulacro com várias vítimas mortais

O Município justifica que vai celebrar o Dia da Protecção Civil, 1 de Março, com a realização do exercício GuimaraEx2024 e com um conjunto de actividades educativas, em parceria com a comunidade educativa, os agentes de protecção civil, e o Laboratório da Paisagem. «Condições meteorológicas adversas severas» são o mote para os acontecimentos simulados na próxima sexta feira, que vão despoletar as intervenções dos agentes de protecção civil no referido exercício, concretamente um acidente rodoviário na freguesia de Caldelas, ao início da noite, e um acidente ferroviário em Urgezes, já na madrugada de sábado. Das duas ocorrências vão resultar mais de três dezenas de feridos e seis vítimas mortais.

O objectivo testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Guimarães, como aponta a Vereadora com esta pasta, Sofia Ferreira, em colobaração com as difenretes intituições da Protecção Civil. 

Já a semana seguinte, será dedicada à interacção com a comunidade escolar, sendo de destacar o dia 8 de Março, onde será realizada uma Acção de Sensibilização por videoconferência, a partir da Escola Básica de Nespereira (A.E. Gil Vicente), para Delegados dos Clubes da Protecção Civil de todas as escolas do Concelho, sobre o tema 112 - Número Europeu de Emergência. Sofia Ferreira destaca a importância de manter comportamentos preventivos...

A videoconferência conta com a coorganização do Laboratório da Paisagem e com a participação de agentes de protecção civil. Posteriormente, será realizada uma sessão de sensibilização na mesma escola com recurso ao Jogo Didáctico da Protecção Civil.

Marcações: Segurança

Imprimir Email