Câmara já tem estudo prévio para requalificação do velho mercado

A Autarquia vimaranense já possui um estudo prévio para a requalificação do edifício do velho mercado municipal. O documento apresenta um esboço de uma possível intervenção, orientada pelo conceito de transformar aquele espaço numa grande praça pública com características de multiusos. A intenção é tornar “o espaço atractivo de Verão e de Inverno”, como confirmou o Vereador do Departamento de Planeamento e Urbanismo, ao ser confrontado com a existência do estudo prévio para a reabilitação daquele edifício, obra do conceituado arquitecto portuense Marques da Silva.

A proposta de intervenção aponta para a recuperação da traça arquitectónica do velho mercado, introduzindo novos elementos como o vidro e o ferro para proporcionar o aumento da área coberta existente. Aliás, embora ainda não esteja definido, em parte da praça poderá ser aplicada uma cobertura telescópica para que a multifuncionalidade de Verão e Inverno seja facilitada.

O projecto deverá contemplar a criação de um parque de estacionamento subterrâneo, com acesso pela Avenida Conde de Margaride. Outra das particularidades prende-se com a construção da Casa da Memória, um dos investimentos culturais a concretizar, no âmbito da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012. O edifício ficará situado na área próxima da Sociedade Martins Sarmento. A Autarquia tenciona acabar com o arruamento existente e que liga a Rua Paio Galvão à igreja de S. Domingos.

No interior da praça pública a construir no miolo do velho mercado, o estudo prévio contempla a colocação de estruturas modulares amovíveis, com a possibilidade de desenvolverem múltiplas funções, não sendo elementos estáticos impeditivos de planear actividades que requeiram uma disposição diferente ou até a sua eliminação.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email