Começaram obras de requalificação no Largo Martins Sarmento

Começaram as obras destinadas à requalificação do Largo Martins Sarmento. O espaço foi vedado e o estacionamento já não é permitido. A actual configuração do espaço conhecido também pela designação de Largo do Carmo é de construção relativamente recente, em resultado de demolições.
Na área de aparcamento, onde o estacionamento chega a ser caótico, a Autarquia tenciona implementar uma valorização condizente com a carga patrimonial que está associada ao conjunto monumental da Colina Sagrada.
De acordo com Miguel Frazão, no actual jardim “propõe-se uma intervenção tão ligeira quanto possível, no sentido de facilitar o seu usufruto e permitir o seu atravessamento, como percurso principal entre o Parque do Castelo e a restante zona Intramuros”, para colmatar as deficiências de circulação pelos passeios laterais. “Prevê-se a abertura de um acesso entre a parte norte do jardim e a taça renascentista, bem como a construção de rampas para pessoas deficientes motoras ou com dificuldade de locomoção, junto aos locais onde a diferença de cotas é vencida com degraus”. As áreas ajardinadas permanecerão inalteradas, com ligeiras alterações de pormenor para reposição da sua primitiva imagem que se foi adulterando naturalmente ao longo dos tempos. “Os acessos laterais serão prolongados em lajeado pelos passeios e arruamentos, coincidido do lado nascente com as portas do antigo convento”, revelou o autor do projecto.
Na sequência desta intervenção, o eixo da Rua do Conde D. Henrique passará a alinhar com a fachada da igreja do antigo Convento dos Capuchos e antigo Hospital. Igualmente, “a zona pedonal do Paço dos Duques é prolongada até ao arruamento, permitindo, assim, uma melhor definição do espaço que abrange a escultura de D. Afonso Henriques, com um desenho de pavimento relacionado com o eixo criado”.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email