Bombeiros das Taipas fazem 122 anos com benção de viaturas e Unidade de Formação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Taipas assinala esta sexta-feira o seu 122º Aniversário. A festa vai ser modesta atendendo à crise actual pelo que o programa contempla alguns actos religiosos e um almoço para os elementos da corporação. Apesar deste ano a festa ser mais modesta há motivos para muito contentamento. “Vamos ter a benção e inauguração de três viaturas”, duas ambulâncias de transporte de doentes e uma de pré-assistência médica explicou o Presidente da Direcção.
Além das novas viaturas, os Bombeiros das Taipas recebem outra prenda de aniversário, com a confirmação de que vão acolher uma Unidade Local de Formação. “Trata-se de um Pólo de Formação da Escola Nacional de Bombeiros. Fomos convidados, no distrito de Braga, para acolher essa unidade de formação. Se tudo correr bem, vai ser inaugurada em Maio”, refere, o Padre José Machado.
A parte teórica da formação decorrerá no quartel que, para o efeito, está a ser preparado com a criação de salas. A parte prática “será ministrada num edifício que tem de ter, no mínimo, três andares para a realização de exercícios de grande ângulo, simulações de combate a incêndios urbanos e provas práticas de incêndios florestais”, explica o Padre José Machado. Os pormenores da instalação deste edifício estão a ser ultimados mas já é certo que ficará localizado em Souto Santa Maria “onde a Junta tem muitos terrenos e vai ceder um desses espaços. Esse terreno, tem luz e ponto de água muito próximo”.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email