8 milhões de euros para promoção da Capital Europeia da Cultura

O Ministro da Economia da Inovação e do Desenvolvimento assinou hoje um protocolo entre o Turismo de Portugal, a Câmara e a Fundação Cidade de Guimarães no valor de 8 milhões de euros para apoiar a promoção dos eventos, no âmbito da Capital Europeia da Cultura em 2012. Na cerimónia realizada esta tarde no Paço dos Duques de Bragança, Vieira da Silva considerou o investimento estratégico para a dinamização do sector turístico.
No âmbito deste protocolo, o Turismo de Portugal vai apoiar o Centro de Arte Contemporânea José de Guimarães, equipamento considerado âncora para a Cidade e região, podendo receber um apoio máximo de 2 milhões de euros entre 2010 e 2011.
Confiante no êxito da Capital Europeia da Cultura, o Ministro Vieira da Silva fez questão de indicar que está em causa uma responsabilidade nacional.
Na sessão em que foi apresentado o Plano Estratégico Guimarães 2012, a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, salientou que a Capital Europeia da Cultura poderá ter impacto na mudança de paradigma económico na região.
A Presidente da Fundação Cidade de Guimarães apresentou o plano estratégico Guimarães 2012. Cristina Azevedo sintetizou os valores que vão orientar o projecto que vai testar um novo modelo de desenvolvimento.
Em Junho do próximo ano, a Fundação Cidade de Guimarães (FCG) terá condições de apresentar uma primeira aproximação do programa da Capital Europeia da Cultura 2012. O programa e respectivos prazos têm ainda de ser debatidos com a ministra da Cultura, mas em final de Janeiro, deverão estar escolhidos os comissários da iniciativa.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email