Governo Civil oferece 500 telemóveis a idosos de Guimarães

O Governo Civil de Braga vai entregar mais 500 telemóveis a idosos de Guimarães. No total, o nosso Concelho vai passar a ter 1200 idosos com telemóvel graça ao programa patrocinado pelo Governo Civil de Braga de apoio à população idosa.
“ Esta iniciativa é a continuação de um trabalho que já foi iniciado há 3 anos pelo Governo Civil de Braga” explicou ao nosso jornal o Chefe de Gabinete do Governador Civil de Braga.
Segundo José Lopes “temos consciência que muitos idosos tem muitas vezes uma vida muito difícil porque vivem muito sós. Pelos mais diversos motivos, as famílias nem sempre podem dar o apoio que precisam. Por isso criamos este instrumento para que possam ser ajudados, contactar com os familiares que mais precisam, e as mais diversas entidades como PSP ou GNR e Centro de Saúde”.
José Lopes explica que para além do equipamento, “os 500 idosos vão ter a possibilidade de usufruir, gratuitamente, de mil minutos de conversações. Devem escolher um familiar ou um amigo e podem ligar com ele. Depois podem ligar para a PSP ou GNR bem como Centros de Saúde”.
Segundo José Lopes, para além dos idosos, também as extensões do Agrupamento do Centro de Saúde de Guimarães e Vizela vão receber um telemóvel. “Esta é uma das novidades que vamos ter. Vamos entregar telemóveis a todos os Centros de Saúde. Desta forma as pessoas que pretendam contactar com estes serviços, poderão de uma forma automática ligar do seu telemóvel para o equipamento do Centro de Saúde”.
Desta forma pretende-se fazer com que os idosos se sintam mais seguros e menos isolados.
Numa altura em que já 700 idosos do Concelho dispõem de telemóvel, José Lopes refere que “a receptividade tem sido excepcional. Neste momento estamos a fazer um inquérito a cerca de 3 dos 7 mil idosos que já têm telemóvel em todo o Distrito. Com estes inquérito pretendemos aferir do grau de satisfação das pessoas. Mas, as impressões que temos recolhido são muito positivas”.
Para serem contemplados com um telemóvel, os idosos tem que beneficiar do Complemento Solidário para Idosos, “porque são aquelas pessoas que comprovadamente precisam de apoios”. Este serviço prestado aos idosos é inteiramente gratuito já que as despesas são suportadas pelo Governo Civil.
Refira-se que esta nova entrega, 500 telemóveis, do Governo Civil de Braga está marcada para as 10.30 horas, do próximo dia 1 de Outubro, no Pavilhão Multiusos.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email