Carnaval já mexe mas é preciso cumprir a Lei

Está aí o Carnaval... Uma época de folia onde a brincar não se leva nada a mal...Mas para que estes dias não se transformem em pesadelo, o Instituto do Consumidor alerta os pais a estarem atentos à utilização das chamadas bombinhas de carnaval, aos pós de espirrar ou às bombinhas de mau cheiro, apontados como os produtos mais nocivos, por poderem causar danos graves aos consumidores. É que todos os anos cerca de 200 pessoas têm de receber tratamento hospitalar devido a acidentes com estas brincadeiras. O produto que causa mais lesão são as bombas de carnaval sendo as crianças e os jovens do sexo masculino, entre os 10 e os 16 anos, os mais afectados por este tipo de acidentes.
Carla Barata, do Instituto do Consumidor reforça a ideia de que as bombas de carnaval não são brinquedos e o seu uso indevido pode acarretar riscos graves que são absolutamente evitáveis. É por isso que os brinquedos e artigos de Carnaval sofreram uma fiscalização apertada, segundo a Inspecção-Geral das Actividades Económicas.
Apesar de todos os avisos, certo é que ano após ano nos festejos carnavalescos se recorre à utilização de brinquedos perigosos.
Infelizmente, a comercialização destes produtos explosivos é feita em muitos quiosques e papelarias que segundo Carla Barata não cumprem a lei, uma vez que não dispõem de condições de segurança para o seu armazenamento.
Mais importante do que a caça às multas é, segundo esta responsável, impedir situações que prejudiquem os consumidores.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email