Telhado da Igreja de S. Domingos ainda por arranjar

É o silêncio total... Até ao momento, o padre Manuel Faria não recebeu qualquer resposta do IPPAR aos apelos feitos no sentido deste organismo proceder a uma intervenção no telhado da Igreja de S. Domingos. Danificada pelo peso dos anos, a estrutura deixa entrar àgua por todos os lados o que acaba por prejudicar as paredes e os tectos daquele templo sagrado.
Recorde-que que a Santiago deu conta deste problema em meados de Fevereiro. A humidade que ao longo dos anos se foi instalando na estrutura, originou brechas e fissuras que deixam passar a água para dentro do templo quando chove... Mesmo com a chegada do bom tempo,
esta é uma situação que obriga os Santos a continuarem de cara tapada.
Apesar da degradação eminente a que estão a ser sujeitos todos os bens da Igreja de S. Domingos, não existe, para já, nenhum perigo de derrocada do telhado, o que explica que a igreja ainda não tenha sido encerrada ao culto.
Por isso, continuam a celebrar-se eucaristias diariamente.
Na ausência de uma satisfação por parte do IPPAR, o padre Manuel Faria diz não ter outra solução se não deixar as coisas como estão. Classificada como monumento nacional afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico do Porto, o IPPAR, a Igreja de S. Domingos tem um telhado com mais de 50 anos que apresenta, segundo o padre Manuel Faria, grandes lacunas. A realização de obras assume-se, por isso, como uma questão fundamental.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email