Guimarães adere a plataforma de reutilização de manuais escolares digital

O Município de Guimarães vai integrar a rede do Programa SPIN, uma plataforma de Reutilização de Manuais Digital e Intermunicipal, totalmente profissional e adaptado aos hábitos e às novas tecnologias. Este projecto surge no desenvolvimento de uma ideia apresentada no âmbito do Orçamento Participativo de Guimarães.
O processo desenvolve-se em dois passos: entregando os manuais, válidos e em bom estado, ao programa SPIN as famílias recuperam até 20% do valor de cada manual. Da mesma forma, podem adquirir os manuais para o próximo ano lectivo com 60% de desconto. A poupança pode chegar aos 80%.

Para a entrega dos manuais usados, deve ser criada uma conta, onde o munícipe regista os manuais que pretende entregar, podendo fazê-lo através de duas simples formas: no website spinGuimaraes.pt: na sua conta SPIN, basta escrever o número ISBN do manual para registar o livro. Automaticamente o sistema devolverá a informação sobre o manual em causa; ou através da aplicação smartphone: com a aplicação do Programa SPIN, basta apontar a câmara do telemóvel para o código de barras do livro e, automaticamente, o livro fica registado.
Também na sua conta, o munícipe pode reservar os manuais para o ano lectivo seguinte. Basta, para isso, escolher a escola e o ano lectivo de cada um dos filhos. Automaticamente, a sistema apresenta a lista dos manuais que serão adoptados pela escola, podendo selecionar aqueles que pretende receber.
Todos os munícipes podem entregar os seus manuais até dia 27 de Julho. Podem também reservar os manuais para o próximo ano lectivo até dia 3 de Agosto. Os pontos de recolha serão nos agrupamentos de escolas indicados na própria plataforma.
Desenvolvido em parceria com a Book in Loop, o Programa SPIN Guimarães surge assim como uma ferramenta ao dispor de todos e com um objectivo claro e simples: garantir que todas as famílias têm acesso a manuais escolares por 20% do valor que pagariam.
No Concelho de Guimarães, os gastos anuais com manuais estão estimados em cerca de um milhão e 600 mil euros e é preocupação do executivo municipal aliviar a factura das famílias na aquisição destes recursos didácticos, no início do ano lectivo e ao longo de toda a escolaridade obrigatória, lê-se numa nota da Autarquia.


Marcações: manuais escolares, reutilização

Imprimir Email