ASAE apreendeu dentes de elefante e hipopótamo após monitorização do comércio on-line que abrangeu Guimarães

Cinco dentes de elefante, um dente de hipopótamo e uma pata de elefante foram apreendidos pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, após monitorização do comércio on-line.

Em comunicado, publicado no seu sítio da internet, a ASAE informa que através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, desenvolveu nos últimos meses, acções de vigilância e monitorização do comércio online, com especial incidência na oferta de peças que estão protegidas ambientalmente pela convenção CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção).

Como resultado destas acções, realizadas em vários pontos do país, nomeadamente Guimarães, Gaia, Marco de Canaveses, Leiria e Alcanena e, após a identificação de anúncios publicados na Internet, foram instaurados os respectivos processos de contra-ordenação pela venda de partes de espécie protegida sem a documentação legal obrigatória.

Foram apreendidos cinco dentes de elefante, um dente de hipopótamo e uma pata de elefante, que estavam a ser transacionados pelo valor total de 11 mil 325 euros.

As peças apreendidas serão agora entregues no Instituto da Conservação da Natureza.

Imprimir Email