Guimarães solidária com «irmã» Rio de Janeiro

Guimarães manifestou solidariedade à cidade «irmã» do Rio de Janeiro, a propósito do incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional que tinha um acervo de 20 milhões de peças. O incêndio deflagrou na noite de domingo.
Guimarães e Rio de Janeiro são cidades geminadas há duas décadas.

A instituição, criada há 200 anos, foi fundada por João VI, de Portugal, e era o mais antigo e um dos mais importantes museus do Brasil.

“Esta não é apenas uma perda para o povo brasileiro, é também uma perda para Portugal, tratando-se o Museu Nacional do Rio de Janeiro de um marco importante da História luso-brasileira. Mas é também uma perda para Guimarães, em virtude dos laços que unem as nossas duas cidades e que se têm fortalecido pelas duas décadas de geminação e consequente cooperação”, pode-se ler na missiva dirigida ao Prefeito Marcelo Crivella.

“Nestes dias tristes, após a notícia que nos abalou, o Município de Guimarães não pode ficar indiferente à dor que todos os brasileiros sentem nesta hora difícil, em que se perde um vasto património no âmbito da História, da Cultura e da Ciência. É com profunda consternação que assistimos à distância a esta tragédia, motivo pelo qual, enquanto representante de todos os Vimaranenses, lhe quero manifestar a nossa total solidariedade”, conclui o texto assinado por Domingos Bragança.


Marcações: Rio de Janeiro

Imprimir Email