Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com várias actividades durante a semana

Esta segunda-feira, 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De acordo com o município, no âmbito do programa de actividades do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, está agendada a apresentação do livro “Avanços e Recuos e…”, de João Artur Fernandes, no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, em Guimarães.

O programa prossegue a 5 de dezembro, pelas 10h00, com o espetáculo “ Diferentes Vozes por uma Sociedade Capacitada e Inclusiva para Todos” no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor que conta com a participação da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui; Agrupamentos de escolas de Abação; Fernando Távora; João de Meira e Taipas. Este espectáculo terá tradução em linguagem gestual, permitindo assim que a comunidade surda participe em pleno nesta grande festa inclusiva! A entrada é livre.

No dia 7 de dezembro, pelas 10h30, ocorrerá mais uma Caminhada Inclusiva, que partirá do Paço dos Duques de Bragança e terminará no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão. A Caminhada contará com a participação de atletas de nomeada, como, Dulce Félix; Manuel Mendes, o ex-jogador de futebol, Neno e alguns atletas dos medalhados da Cercigui, para além da participação já habitual dos alunos e familiares das escolas e das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram participar.

Também o Vitória Sport Clube, no dia 9 de dezembro, aquando do jogo de futebol com o Rio Ave, se associa a estas comemorações, através da entrada no relvado dos jovens das instituições e das escolas com os jogadores. O programa termina no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.

Marcações: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Imprimir Email