Guimarães quer ser exemplo na multiculturalidade

A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Sol-do-Ave, apresentou esta sexta-feira o projecto Território Desenvolvido e Intercultural (TDI). Trata-se de um projecto de mediadores municipais e interculturais junto das comunidades ciganas e migrantes do concelho de Guimarães.

A Vereadora responsável pela Acção Social, Paula Oliveira, sublinha que Guimarães é um concelho que "sabe receber e aceitar a multiculturalidade".

O projecto, que se prolonga para os próximos 36 meses, prevê o desenvolvimento de diversas acções em diferentes dimensões da vida destas comunidades favoráveis à sua integração, desde a mediação escolar, a promoção da sua empregabilidade, compromisso com a saúde, a organização associativa e participação cívica.

Segundo Marta Coutada, da Sol do Ave, estão previstas "quatro grandes acções", focadas numa rede para a interculturalidade, na capacitação para a inclusão, na educação para a inclusão e no emprego e empreendedorismo social.

O projecto TDI contempla ainda a organização de um mercado intercultural e a criação de uma Rede para a Interculturalidade que pretende mobilizar a comunidade institucional no aprofundamento do diálogo intercultural entre estas e a restante comunidade vimaranense, contribuindo para a desconstrução de estereótipos e para a valorização da diversidade cultural.

Mafalda Cabral, da Sol do Ave, explicou que se trata de um projecto "inovador", que pretende o "desenvolvimento social na região do Ave"

Já Cristina Rodrigues da ACM (Alto Comissariado para as Migrações) elogiou a estratégia e a metodologia do projecto.

Na última intervenção, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, realçou que este projecto pode ser um exemplo para o mundo. "É um projecto local, no vale do Ave e em Guimarães, mas tem uma incidência grande em toda a Europa e todo Mundo. Se implementarmos este projecto inovador intercultural, nós podemos dar a conhecer ao Mundo como aqui, em Guimarães, conseguimos integrar as comunidades emigrantes", disse o autarca

Marcações: Sol-do-Ave, Território Desenvolvido e Intercultural

Imprimir Email