Estamos preparados para os desafios da inteligência artificial?



Estarão as empresas preparadas para as mudanças que serão promovidas pela inteligência artificial? A questão foi suscitada pelo vereador Municipal Ricardo Costa na sessão de abertura do workshop de encerramento da edição 2018-19 do Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial.
"Estamos num mundo em permanente mudança e o que importa saber é se estamos preparados para os desafios que temos pela frente e que serão dominados pela inteligência artificial", afirmou.
Ricardo Costa lamentou a fraca adesão registada na abertura do evento que decorre na Plataforma das Artes. Na sua intervenção realçou a necessidade da classe política colocar na ordem do dia a inteligência artificial, promovendo as mudanças necessárias para os desafios actuais.
"Neste tempo desafiante que vivemos vencerão os que estiverem melhor preparados e isso exige um trabalho a três dimensões: território, pessoas e relação entre os centros de conhecimento e as empresas", realçou.

Na mesma sessão, Margarida Abecassis, da Gulbenkian, afirmou que o Programa Gulbenkian Novos Talentos, "surgiu com objectivo dar respostas aos principais desafios colocados pela inteligência artificial", direccionando-se especificamente para jovens investigadores.
O Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, salientou a importância da iniciativa da Gulbenkian, considerando-a "um programa de elite e excelência" que tem envolvido num em trabalho excelente, jovens investigadores e tutores. Paulo Novais salientou ainda "o importante trabalho que em Guimarães tem sido desenvolvido em estreita colaboração entre a Universidade do Minho e a Câmara, o único Município que tem uma divisão de sistemas informáticos".

Nuno Rodrigues da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Filipe Vaz, da Universidade do Minho, salientaram também a importância da iniciativa da Gulbenkian perante os desafios colocados pela inteligência artifical.

O Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial vai na terceira edição. Na primeira edição foram concedidas oito bolsas e na segunda 12. Nesta altura decorre o prazo que termina no dia 27 para apresentação de novas candidaturas.


Marcações: Programa Gulbenkian Novos Talentos em Inteligência Artificial

Imprimir Email