VÍDEO - Covid-19: É o Dia Um do estado de emergência, decretado pelo Presidente da República

Sem o ruído habitual dos automóveis, o canto dos pássaros ecoava com mais intensidade nos espaços urbanos de Guimarães.

O encerramento dos monumentos da Colina Sagrada, tornou silencioso o lugar símbolo da fundação e a ordem para permanecer em recolhimento esvaziou as ruas e a maioria dos estabelecimentos comerciais. 

Numa ronda pelos locais habitualmente mais movimentados da Cidade, vê-se aqui e ali pessoas a passear, a praticar exercício físico, a passear animais de companhia ou simplemesmte à varanda apreciando a beleza de uma quinta-feira de fim de Inverno, dia de São José.

Este ano, recomenda-se que para muitos que o Dia do Pai não tenha beijinhos, nem abraços... Mas muito carinho, imagens e palavras de afecto.

O comércio tradicional, que neste dia costuma estar sempre animado, está praticamente encerrado.

Apesar da maioria dos serviços estar encerrada, a Segurança Social continua a funcionar de portas abertas, assim como os CTT. Há também farmácias, ópticas e supermercados abertos e os vimaranenses parecem estar a respeitar as recomendações das autoridades de saúde e evitam concentrações.

Guimarães não parou, mas a agitação é diferente. Na ligação à vila das Taipas, o trânsito continua com bastante pressão, sentido-se a presença de muitos transportes de mercadorias.

A velocidade da progação da doença do novo coronavírus vai aumentar nos proximos dias, mas há sentido de responsabilidade para travar a sua evolução no territorio concelhio. Cada um de nós tem de ser, ou procurar ser excepcional, para combater um inimigo invisível, traiçoeiro e indomável. 

O novo coronavírus já entrou nas fronteiras do concelho de Guimarães e cada um de nós pode, com o seu comportamento, ajudar na luta, neste jogo em que o medo não se pode tornar também um adversário.

Imprimir Email