VÍDEO: @caixa.solidaria já chegou a Guimarães para partilhar e ajudar quem mais precisa

A «Caixa Solidária» já chegou Guimarães, estando estrategicamente colocada em cinco pontos da Cidade. "Deixe o que puder, leve o que quiser". É o lema de uma iniciativa impulsionada por um grupo de amigas, inspirada pelo projecto lançado em Lisboa por Nuno Botelho e que se tem multiplicado por todo o país, tendo já expressão no Facebook com a página Caixa Solidária.

Fátima Martins e Maruga Barreiros são duas das dinamizadoras da @caixa.solidaria em Guimarães, dando o rosto porque os tempos que atravessamos exigem a capacidade para "partilhar e receber". 

"Tudo começou no fim-de-semana, nos contactos mantidos através das redes sociais", começa por explicar Fátima Martins, aludindo à vontade de replicar na Cidade Berço "a ideia de Nuno Botelho, porque não custa nada dar um pouco para ajudar quem mais precisa".

"Apercebi-me do movimento a despontar em outras cidades e surgiu o entusiasmo", afirmou, apelando à colaboração da comunidade. "Somos vimaranenses, somos vitorianos e somos solidários", expressou, alegando que a situação económica e social actual faz com que existam muitas carências escondidas. Há pessoas que precisam e não querem expor as suas necessidades junto das instituições", acrescentou, junto da caixa colocada nas imediações da antiga torre da alfândega onde está inscrita a frase «Aqui Nasceu Portugal».

Com o Concelho, o País e o Mundo a sofrer as consequência da pandemia do novo coronavírus, Maruga Barreiros assinala a importância de lançar "uma onda de solidariedade para ajudar a contrariar a maré má que mais ou menos atinge toda a gente".

Na caixa, podem-se depositar roupas, produtos alimentares ou de higiene pessoal, ficando disponíveis 24 horas por dia, todos os dias por semana, para quem necessitar

A Caixa Solidária está já em cinco locais distintos da Cidade de Guimarães, no Largo do Toural, na Alameda Alfredo Pimenta, na Alameda de Mariano Felgueiras, na Rua Eça de Queirós e na Rua Moura Machado em Azurém.

Imprimir Email