Cooperação cultural de Guimarães com a Guiné-Bissau

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, recebeu uma comitiva do Governo da Guiné-Bissau liderada pelo Secretário de Estado da Cultura, Francelino Cunha. O encontro decorreu no Salão Nobre do Município, proporcionando uma “troca de experiências” e o reforço das relações institucionais.

O trabalho desenvolvido no campo cultural em Guimarães mereceu amplo reconhecimento pelo governante da Guiné, na sequência da afirmação da cultura como fator distintivo da construção da cidadania e como meio eficaz para o desenvolvimento social, para a evolução das mentalidades e para a consolidação da consciência cívica dos cidadãos, resultando numa prática que tem marcado a intervenção dos últimos anos na Cidade-Berço.
Adelina Pinto evidenciou o modelo de gestão cultural do território, através da cooperação com as estruturas municipais, tendo em conta a um trabalho de proximidade nas áreas da cultura e educação.

A ligação entre Guimarães e a Guiné-Bissau tem sido cimentada ao longo dos últimos anos, destacando-se a participação de vários artistas na programação do Noc Noc em representação da cultura crioula das regiões de Cacheu e de Bissau e, ainda, com a presença de um grupo de folclore na programação do Fest’in Folk Corredoura nas últimas edições.
Na visita a Guimarães, Francelino Cunha teve ainda a oportunidade de conhecer os equipamentos culturais e visitou alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

Recorde-se que, recentemente, foi assumido o reforço das relações entre Portugal e a Guiné-Bissau pelo primeiro-ministro, António Costa, nos domínios político-diplomático, económico e cultural e reiterou que África será prioridade na presidência portuguesa da União Europeia.


Marcações: Guiné Bissau

Imprimir Email