VÍDEO: Presépio inclusivo na Basílica e S. Pedro mostra rostos comprometidos com a solidariedade e o ambiente

É um presépio inclusivo que nasceu no âmbito do «Natal em obras». Na Basílica de S. Pedro, bem no centro da cidade de Guimarães, pode ser apreciado um presépio idealizado pelos Leigos Missionários do Verbo Divino. Um projecto inspirado nas encíclicas do Papa Francisco que alerta para duas grandes questões que se colocam hoje à escala global: a pandemia e a defesa do ambiente.

Em torno da Sagrada Família construída pelo mentor do Presépio, Padre José Maria Cardoso, espalham-se mais de mil rostos anónimos mas comprometidos com a construção da verdadeira dimensão do Natal, colados ao fundo de garrafas. Uma forma diferente de convocar todos para a batalha contra a poluição, apelando à reciclagem do plástico. 

Num mundo de diversidade onde pontificam contradições e egoísmos, todos são convidados a participar na construção de uma sociedade solidária e justa que dignifique a natureza humana. Um desafio que também concorre para celebrar o Natal.

Fiel à causa que abraça, através do seu presépio inclusivo, o grupo de Leigos Missionários do Verbo Divino quer ainda construir uma ponte solidária capaz de chegar a Cabo Delgado, e m Moçambique, para onde seguirão todos os donativos angariados até 12 de Janeiro.

Marcações: Basílica de S. Pedro, presépio inclusivo, Leigos do Seminário do Verbo Divino, Cabo Delgado

Imprimir Email