VÍDEO: Inverno e pandemia atrasam obras nos acessos ao vale de São Torcato

 

O Inverno agreste e o impacto da pandemia da Covid-19 são as causas apontadas para os atrasos verificados na evolução das obras nos acessos ao vale de São Torcato. As empreitadas de reperfilamento da Estrada Municipal 582 que liga Fermentões, Pencelo e Selho S. Lourenço e a beneficiação e reperfilamento da Estrada de São Torcato (entre Aldão e acesso a Selho S. Lourenço), com a criação de nova rotunda.

O desespero de moradores e automobilistas não passa despercebido, sendo a nossa equipa de reportagem chamada em diferentes momentos do percurso para ouvir os desabafos de quem tem de percorrer a via em obras e os desvios criados. "É um cansaço muito grande, porque andamos nisto desde o Verão passado", atirou o condutor de um automóvel.

Questionada sobre a previsão da conclusão da obra, apontada para meados deste ano, e se algum contratempo está a impossibilitar a conclusão do 'tramo' já intervencionado, a Autarquia vimaranense reconhece que "a empreitada é bastante complexa, nomeadamente no que diz respeito ao saneamento de solos, aos alargamentos a realizar, e às diversas infraestruturas a colocar". "Esta complexidade originou vários planos de desvio de trânsito, que causam enormes constrangimentos aos automobilistas e aos moradores. Os planos de desvio foram articulados com o parecer das juntas de freguesia, de modo a tentar minimizar os referidos constrangimentos", refere o Município por e-mail.

"Ao nível do prazo de conclusão a obra encontra-se ligeiramente atrasada, sendo como o principal motivo, a pandemia. O empreiteiro tem imensa dificuldade no planeamento de trabalhos, uma vez que ao nível de mão-de-obra, tem ocorrido inúmeros imprevistos. Logo que as condições meteorológicas o permitam, será efetuada a colocação do pavimento final entre a rotunda de Fermentões (junto ao lidl) e o cruzamento com a Rua 24 de Junho (junto à empresa Costa Guerreiro). Desta forma, este tramo ficará concluído e o trânsito circulará normalmente", acrescenta.

Em relação à beneficiação e reperfilamento da Estrada de São Torcato (entre Aldão e acesso a Selho S. Lourenço, com a criação de nova rotunda, a Câmara de Guimarães explica que "as condições meteorológicas adversas nos últimos meses com valores de precipitação superiores ao normal não permitiram a realização de alguns trabalhos, nomeadamente pavimentações e condicionando o rendimento de outros trabalhos". "A situação epidemiológica também condicionou o fornecimento de matéria-prima/materiais, atrasando a entrega no destino final. Apesar da curta extensão da obra, a quantidade de tarefas a executar num curto espaço, dificulta muito mais a evolução dos trabalhos. Se não é possível realizar trabalhos de pavimentação numa faixa de rodagem devido às condições climatéricas, não é possível realizar trabalhos na outra faixa de rodagem, uma vez que tem de permitir a circulação rodoviária". Neste caso, prevê-se que a empreitada termine no fim do mês de Maio.

Marcações: Guimarães, obras, reperfilamento da Estrada Municipal 582, Estrada de São Torcato

Imprimir Email