Rede de Apoio Social de Emergência ao lado de quem mais precisa

A Rede de Apoio Social de Emergência (RASE) tem respondido às necessidades provocadas pela pandemia e gerou uma enorme onda de solidariedade na comunidade, perante a disponibilidade manifestada por centenas de vimaranenses em integrar a Bolsa de Voluntariado no apoio às pessoas isoladas e de fragilidade social, com destaque ainda para várias medidas implementadas ao longo deste último ano na criação de respostas aos problemas sociais detectados de uma forma transversal no território concelhio, incida o Município de Guimarães em comunicado.  

Implementada a 16 de março de 2020 pela Câmara Municipal de Guimarães, a RASE chegou a contar com mais de 500 vimaranenses inscritos na Bolsa de Voluntariado. “Não perdemos tempo e fomos para o terreno com uma equipa de técnicos municipais, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, instituições particulares, Cruz Vermelha, PSP, Bombeiros e GNR, apoiando as pessoas com fornecimento de alimentos, medicação e outros bens essenciais”, recorda o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

"As medidas implementadas no início da pandemia foram ajustadas, aumentando a capacidade de respostas em áreas que mais se justificavam. Foi criado um interlocutor direto com as IPSS e com a Saúde Pública de Guimarães, uma equipa de apoio psicológico, foram disponibilizadas linhas de emergência, distribuição de equipamentos de proteção individual e implementação de uma Bolsa de Voluntariado que chegou a registar a inscrição de mais de meio milhar de pessoas. Foi contratado também o serviço para confecção de refeições quentes para entrega a famílias carenciadas, sem filhos em idade escolar e que não eram apoiadas pela Educação", pode ler-se na nota. 

A mesma fonte adianta que Guimarães "foi dos primeiros municípios dos País a criar o Centro de Acolhimento para pessoas sem abrigo, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, e mantém esta unidade em funcionamento na EB Chã da Bouça em Atães, assim como a Estrutura Municipal de Retaguarda no apoio ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, instalada no Seminário Verbo Divino. Realce para a criação das Equipas Multidisciplinares, o serviço de teleconsultas, as linhas de emergência e outras medidas que continuam em vigor. Destacam-se apoios específicos às IPSS com valências de lar, apoio na logística da realização de testes de rastreio à Covid-19 assim como no processo de vacinação e a entrega ao domicílio de medicação e bens essenciais, numa articulação permanente com os projetos sociais que integram as 11 Comissões Interfreguesias do concelho de Guimarães".

Marcações: covid-19, Rede de Apoio Social de Emergência

Imprimir Email