Sem compasso pascal, Ressurreição de Jesus Cristo é celebrada nas igrejas de Guimarães

É dia de Páscoa. Este ano, novamente em tempo de recolhimento obrigatório, devido à pandemia da Covid-19, e sem o tradicional cortejo do compasso pascal a percorrer e a deixar a bênção nas casas.

"A celebração da eucaristia nas diferentes paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela e em todo o mundo permite exultar jubilosamente 'Aleluia' com ânimo, alegria e esperança, percebendo os sinais pascais do túmulo vazio e do anúncio que a Igreja faz de que Jesus Cristo está vivo por nós e está entre nós e reconhecemo-Lo pelas mãos feridas da humanidade", revela o Arcipreste de Guimarães e Vizela, Padre Samuel Vilas Boas, na sua mensagem, assinalando que "cada cristão é inundado pela alegria da manhã de Páscoa, porque a Páscoa é um sinal de libertação, de esperança e de um vida nova", numa celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Por causa da crise sanitária, a visita pascal não se realiza este ano, sendo a Páscoa assinalada no interior das igrejas e nas casas dos cristãos que voltaram a ornamentar cruzes para comemorar esta data. A fotos ilustram o interior da igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos, no Largo República do Brasil, em Guimarães. 

A celebração da Páscoa varia a cada ano, acontecendo sempre no domingo depois da primeira Lua cheia do equinócio, o que, por norma, costuma assinalar-se entre os dias 22 de março e 25 de abril.

 

Marcações: Páscoa, Igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos

Imprimir Email