Santuário da Penha será «altar do Mundo» até Setembro

Durante dois meses a Penha vai ser o «altar do mundo». A partir de domingo e até 12 de Setembro, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai poder ser venerada no Santuário da Penha. Revelação feita na terça-feira, em conferência de imprensa, pelo Juiz da Irmandade da Penha.

Sublinhando tratar-se de um "acontecimento grandioso e histórico", Roriz Mendes lembrou que a imagem de Nossa Senhora de Fátima volta à Penha 70 anos depois de ter marcado presença na tradicional peregrinação à montanha de Guimarães. Uma presença que permitirá que "os cristãos e peregrinos de toda a região, possam vir encher o seu coração de alegria e olhar a belíssima imagem".
A imagem de Nossa Senhora de Fátima vai ser recebida domingo no quartel dos Bombeiros de Guimarães de onde sairá pelas 11h30 em direcção à igreja da Oliveira onde será celebrada missa, às 12h00. No mesmo dia, daquele templo do Centro Histórico, pelas 17h30, em direcção à Penha, onde ficará até 12 de Setembro, dia em que participará na peregrinação anual.

Em "construção" existe um programa de veneração a Nossa Senhora de Fátima, no âmbito do qual as 77 paróquias e sete zonas pastorais do Arciprestado de Guimarães e Vizela são desafiadas a dinamizarem a veneração à imagem, cumprindo as normas de segurança determinadas pelo actual estado pandémico.
O Reitor do Santuário da Penha, Padre Carlos Sousa, lembrou que os fiéis poderão beneficiar da indulgência plenária perpétua até Setembro, em três momentos, começando domingo, com a celebração do Dia de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no dia 15, dia de Nossa Senhora da Assunção e no 12 de Setembro, dia da peregrinação anual à Penha.

De acordo com o programa anunciado, no Santuário da Penha e até Setembro, de segunda a sexta-feira, às 11h30, será recitado o terço; às quintas-feiras haverá adoração do Santíssimo, entre as 12 e as 17h00 e às sextas-feiras via sacra.


Marcações: Nossa Senhora de Fátima , Irmandade da Penha

Imprimir Email