Bombeiros de Guimarães retratados em iniciativa criativa e original

 
A cidade de Guimarães acordou este sábado com centenas de imagens gigantes dos Bombeiros Voluntários de Guimarães nas ruas e montras dos estabelecimentos comerciais. Trata-se de um conjunto vasto de fotografias de grande impacto visual e emocional que retratam os bombeiros vimaranenses nas mais diversas circunstâncias e junto de figuras e monumentos emblemáticos da Cidade Berço.

A iniciativa foi criada especialmente para assinalar a data oficial comemorativa dos 145 anos dos BVG. As fotografias de grande formato, colocadas na decoração de ruas e montras, mas também nos dois grandes espaços comerciais do GuimarãeShopping e Espaço Guimarães, são da autoria dos fotógrafos vimaranenses Jaime Machado, Paulo Pacheco, Francisco Mendes e Luís Sousa. Estes quatro fotógrafos produziram um conjunto global de 45 imagens que retratam actuais e antigos comandantes com a família, bombeiros junto de monumentos e de figuras públicas reconhecidas da cidade, como por exemplo o Tio Júlio, a D. Graciete, a D. Augusta dos Caquinhos ou o Barbeiro Fadista, entre muitos outros. De igual modo, foram retratadas figuras internas do quartel que não são conhecidas do público, mas que são fundamentais para a vida e o dia-a-dia da instituição, como a telefonista, a secretária ou o técnico de manutenção.

Esta mega exposição vai manter-se visível ao público ao longo de duas semanas, numa iniciativa que conta também com a colaboração da Câmara Municipal de Guimarães, Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, Associação Vimaranense de Hotelaria e administrações do Espaço Guimarães e GuimarãeShopping.

"Desejamos com esta iniciativa fazer pulsar intensamente os Bombeiros Voluntários de Guimarães no coração de todos os vimaranenses, mas dando também pleno sentido ao lema que escolhemos para comemorar os nossos 145 anos de vida. Todos os nossos bombeiros e bombeiras são pessoas reais, com amigos e família como todos, mas incansáveis e profissionais em todas as suas acções em prol da segurança e do socorro às pessoas e à cidade que servem e amam", justifica João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVG. 

O programa comemorativo dos 145 anos dos BVG vai estender-se até final do corrente ano de 2022 e tem este domingo o seu dia mais solene, recuperando o formato presencial que havia sido interrompido devido à pandemia. Depois do hastear de bandeira, pelas 08h30, terá lugar uma formatura e desfile apeado e motorizado, a partir das 09h30, desde o quartel até à Igreja de S. Francisco, onde será celebrada a Missa Solene, pelas 10h00.

Ainda este domingo, junto ao Monumento ao Bombeiro, pelas 11h15, decorrerá uma singela homenagem aos bombeiros e tributo aos fundadores da instituição, seguindo-se a recepção das entidades convidadas para a sessão solene, que decorrerá na parada do quartel.

Imprimir Email