«SOS poético» quer ser corrente de solidariedade com ucranianos

A Sociedade Martins Sarmento, a Biblioteca Municipal Raul Brandão e a Escola Secundária Martins Sarmento, apresentaram a iniciativa «SOS Poético». Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio do Grupo «Voltar à Escola» e que visa manifestar solidariedade com os refugiados provocados pela invasão da Rússia à Ucrânia, especialmente aqueles que são acolhidos em Guimarães.

Na apresentação da iniciativa, que decorreu esta terça-feira na Sociedade Martins Sarmento, a Directora da Escola Secundária Martins Sarmento falou de um desafio que é lançado à comunidade escolar de Guimarães.
"O que pretendemos é desafiar a comunidade escolar a escrever os seus sentimentos, dar corpo ao ideal de paz e solidariedade com a comunidade ucraniana que está a sofrer e aprendam a compartilhar por forma a que esta iniciativa possa contribuir para ajudar a construir um mundo mais fraterno", afirmou Ana Maria Silva.

Por sua vez, o Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Paulo Vieira de Castro, referiu as três fases da iniciativa.
"Um primeiro momento será de apelo à criação poética, especialmente da comunidade escolar vimaranense e, um segundo, em que os textos criados e outros já existentes possam ser disponibilizados a todos os que queriam aderir à iniciativa para que possam ser manuscritos e possam constituir um volume autónomo", referiu.
De acordo com o programa, a comunidade escolar de Guimarães será desafiada a escrever poemas relacionados com a ideia de paz e solidariedade no início do terceiro período, criando uma corrente poética, fazendo uma analogia com um corredor humanitário, que culminará numa edição manuscrita dos poemas recolhidos, cujo destino e forma de divulgação pública serão oportunamente definidos.


Marcações: solidariedade, SOS Poético, ucranianos

Imprimir Email