AVH denuncia caso de racismo em restaurante de Guimarães

É um alegado caso de xenofobia e racismo denunciado pela Associação Vimaranense de Hotelaria. O caso aconteceu num restaurante de Guimarães no passado dia 9 quando a cidadã brasileira Elisa Rocha atendeu duas clientes portuguesas, sem reserva, no seu restaurante localizado no centro da Cidade.

Na sua versão e quando pretendeu explicações sobre a ementa, uma das clientes que se disse professora de inglês pediu para falarem nessa língua alegando "não entender o que eu dizia".
Numa segunda chamada à mesa, Elisa Rocha deu indicações a uma funcionária para fazer o atendimento.
"Quando a funcionária chegou à mesa, perguntaram-lhe se falava português".

Já depois de pedirem uma "chourixa", numa outra atitude considerada provocatória, Elisa Rocha sugeriu às clientes que pagassem o que haviam consumido e se retirassem do restaurante. Foi o que aconteceu. No entanto, na internet reagiram publicando uma opinião crítica, dizendo que foram expulsas do restaurante sem qualquer razão e com ameaça de que chamariam a polícia. Já Elisa Rocha fala de uma lamentável situação testemunhada por clientes e que diz revelar preconceito contra estrangeiros, nomeadamente brasileiros.
"Foi uma situação confrangedora. Estou em Guimarães há praticamente 20 anos e sei que o preconceito existe. É necessário mudar esta cultura", referiu sublinhando que pondera apresentar queixa junto das autoridades.

Para a Associação Vimaranense de Hotelaria "é intolerável que na sociedade do século XXI, se registem situações como a denunciada", salientando que "Guimarães é uma cidade acolhedora e pacata, onde não pode haver lugar para xenofobia, racismo ou outras formas de agressão/abuso" sendo, por isso, "fulcral actuar, e fazer algo para a erradicação destes problemas".


Marcações: restaurante , racismo, AVG

Imprimir Email