VÍDEO: Avarias nos elevadores provocam calvário a inquilinos do IHRU

A vida de Ellen Vaz é uma «cruz» bem pesada. Inquilina do IHRU, no Bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, vê diariamente sobrecarregada a vida de mãe de uma adolescente que sofre do Síndrome de Williams, doença genética rara que pode levar a várias malformações.

Aos condicionalismos impostos pela doença de Beatriz, somam-se dificuldades diárias acrescidas a Ellen, moradora do 9º andar e que resultam de problemas técnicos do elevador da entrada 56. Problemas que o IHRU não consegue resolver para desespero dos moradores e que tornam difícil o transporte de Beatriz.

No rés-do-chão do prédio, a falta de uma mola na porta do elevador, aguçou o engenho para que o transporte de Beatriz, no regresso a casa da escola, não tenha de começar no 1º andar. Uma corda puxada do interior substitui a falta da referida mola. Ainda assim, é necessário que alguém complemente com um empurrão do lado de fora para fechar a porta. Só assim, o elevador pode iniciar viagem.

No prédio da entrada 56 há dois elevadores mas só um funciona porque sucessivas avarias fazem com que os técnicos recorram às peças de um para garantir o funcionamento do outro

O drama diário de Ellen é também de outros moradores da entrada 56. Um edifício de apartamentos habitados por uma população idosa e com dificuldades de mobilidade para quem as condicionantes impostas pelas avarias dos elevadores são um verdadeiro martírio.

Até hoje de nada valeram reclamações, abaixo assinados e protestos. A tudo o IHRU tem feito orelhas moucas. O mesmo aconteceu aos pedidos de esclarecimento do Grupo Santiago. Uma indiferença muito difícil de compreender.

Marcações: IHRU, avaria, elevador, Ellen

Imprimir Email