Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Neste Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, publicamos um artigo de opinião da psicóloga Emanuela Lopes (PhD, 1818) e da psiquiatra Rosa Rodrigues, (41425) que abordam uma temática actual e pertinente:

“Criar Esperança Através da Acção” mantém-se como tema da International Association for Suicide Prevention (IASP) em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Comemora-se todos os anos a 10 de Setembro, com o objectivo de alertar e sensibilizar para a luta contra o suicídio, salientando que todos as nossas acções, por mais pequenas que possam ser, podem ajudar aqueles que sofrem com as doenças mentais e o sofrimento psicológico com ideias de suicídio.

Segundo a OMS, estima-se que cerca de 703.000 pessoas por ano põem termo à sua vida o que corresponde aproximadamente a 1 morte por suicídio a cada 40 segundos. Por cada suicídio há cerca de 20 outras pessoas que tentam o suicídio e muitas mais têm ideias de o fazer.
Estima-se que cerca de 90% dos indivíduos que puseram fim às suas vidas, cometendo suicídio, tinham alguma doença mental e que, cerca de 60% deles estavam deprimidos.

Em Portugal suicidam-se pelo menos três pessoas por dia. As taxas de suicídio são mais elevadas entre os homens, (mais velhos e de zonas rurais), mas são as mulheres que mais realizam comportamentos autolesivos e tentativas de suicídio. O suicídio é a segunda causa de mortalidade entre os jovens (15-34 anos) (OPP 2022).

É de facto um problema de saúde publica que tem de ser levado a sério, quer a nível das políticas de saúde nacionais ou globais, da comunicação social, das campanhas de sensibilização e das campanhas de prevenção do suicídio, da actuação nas escolas, nos serviços de saúde (sobretudo na acessibilidade às consultas da área da saúde mental) ou nos locais de trabalho.

O suicídio pode ser prevenido. Requer coordenação e colaboração entre vários sectores sociais, criando acções multidimensionais. Todos nós podemos ter um papel muito importante ajudando alguém a ultrapassar uma crise suicidária ou dando apoio aos enlutados pelo suicídio. Para isso é preciso combater o estigma da doença mental, promover a literacia para a saúde mental, despertar a consciência social para a problemática do suicídio e encorajar a procura de ajuda e apoio.

Falar sobre o suicídio é o primeiro passo para o prevenir. Falar directa e abertamente sobre este tema é uma das formas mais eficazes de lidar com o risco de suicídio nos adultos. Nem sempre as pessoas expressam o que sentem ou o que pensam, por isso é importante estar atento a alguns sinais de risco. É um mito pensar que “quem se quer matar mesmo não fala sobre isso”, até porque pode acontecer durante um momento impulsivo num período de grande sofrimento.

É difícil lidar com a temática do suicídio, mas falar sobre isto pode reduzir a ansiedade, o sofrimento, aumentar a compreensão sobre o assunto e tornar mais fácil aceitar ajuda. Não é necessário dizer o que deve fazer ou ter todas as soluções, simplesmente dispor de tempo e espaço para ouvir sem julgar é sem dúvida o primeiro passo. A comunicação é a chave para criar uma conexão com a vida e criar esperança. Devemos incentivar a procura de ajuda especializada, se achar que a pessoa já tem plano ou que existe um risco real, deve acompanhar a pessoa ao hospital ou ligar o 112; a família e/ou amigos mais chegados deverão ser envolvidos no tratamento.


Em suma, despertar consciências, demonstrar empatia, compaixão e preocupação genuínas, reconhecer os sinais de alerta, promover a redução do estigma ligado ao suicídio, encorajando ações informativas e programas específicos de prevenção do suicídio, torna possível intervir no contexto em que o mesmo ocorre, reduzindo assim o suicídio e as tentativas de suicídio em geral.
Todos podemos ajudar.

Contactos Úteis
Número Europeu de Emergência 112
Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 808 24 24 24
Linhas de Apoio e Prevenção do Suicídio (todas garantem o anonimato):
SOS Voz Amiga Lisboa, das 16h às 24h 213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660
Linha Verde gratuita 800 209 899 (Entre as 21h e as 24h)
Conversa Amiga Inatel, das 15h às 22h 808 237 327 - 210 027 159
Vozes Amigas de Esperança de Portugal Das 16h às 22h 222 030 707
Telefone da Amizade Porto, das 16h às 23h 228 323 535
Voz de Apoio Porto, das 21h às 24h 225 506 070
Apoio a Sobreviventes https://www.associacaosobreviver.org/ | www.fb.com/depoisdosuicidio

Bibliografia:
Ordem dos Psicólogos Portugueses (2022). Prevenir o Suicídio – O Papel dos Psicólogos e Psicólogas. Lisboa
World Health Organization. Preventing Suicide: A resource for general physicians. Geneva, 2000.
World Health Organization. Report Media Centre – Suicide, 2016.
International Association for Suicide Prevention, IASP, World Suicide Prevention Day 2022.


Marcações: mundial, dia, opinião, Rosa Rodrigues, Prevenção do Suicídio

Imprimir Email