Seminário da Ordem dos Arquitectos sobre “Sustentabilidade Económica” passa por Guimarães

A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN) realiza no sábado a 4ª edição do Seminário Norte 41°, intitulado «2051: Odisseia dos Espaços. (Eco)Ficções do ambiente construído». 

A iniciativa compreende a realização de quatro painéis temáticos, em diferentes cidades da área geográfica afecta à OASRN, 17 e 24 de Setembro e 1 de Outubro, em Guimarães, Vila Real e Porto, respetivamente.

O painel alusivo à “Sustentabilidade Económica” vai ser debatido em Guimarães, com sessão agendada para o dia 17 de setembro, sábado, a partir das 17h30, no Instituto de Design de Guimarães.

O programa inicia-se com uma visitas guiadas em Guimarães, seguindo-se o debate com as com as intervenções de Margarida Madaleno (London School of Economics), Nelson da Silva Brito (Arquiteto, Doutorando em Sistemas de Energia Sustentável, MIT Portugal / Universidade de Coimbra), Paulo Magalhães ((ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável) , com moderação de Pedro Martins Barata (Partner Get2C; Director EU Climate Policy in Environmental Defense Fund).

"Compreendendo os objectivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, este seminário promoverá o encontro interdisciplinar para discutir sustentabilidade ambiental, económica, e social, no percurso do ambiente construído. Pretende-se lançar o mote para imprimir na consciência coletiva a urgente necessidade de repensar as práticas do setor da construção e instigar uma análise futurológica do European Green Deal, que permita reflectir sobre o território após o cumprimento das metas de 2050. Procura-se deste modo pensar as realidades que poderemos ter em 2051 e os passos que a elas nos conduzirão", refere a OASRN.

Todas as actividades serão de frequência gratuita, mediante inscrição prévia.

Marcações: “Sustentabilidade Económica”, Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte

Imprimir Email