Pelo menos 11 mil e 35 famílias de Guimarães vão receber 240 euros do apoio extraordinário do Governo

Pelo menos 11 mil e 35 famílias que residem em Guimarães vão receber, esta semana, o apoio extraordinário de 240 euros. Este é o número de agregados que beneficiam actualmente da tarifa social da energia eléctrica e constam na tabela da Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Cada um destes agregados recebe sexta-feira a quantia através de uma transferência direta da Segurança Social.

Ao todo no distrito de Braga, beneficiam desta tarifa social de energia 64 mil 577 agregados familiares.

No concelho de Guimarães, 11 mil e 35 agregados beneficiam da tarifa social de energia e 963 da tarifa social do gás natural.

De acordo com a Segurança Social, "com o intuito de compensar o aumento verificado nas despesas acrescidas das famílias mais vulneráveis, face à subida da inflação e ao seu impacto no custo de vida, foi aprovado o novo apoio extraordinário no valor de 240 euros por agregado familiar".

Este apoio será pago uma só vez pela Segurança Social e destina-se aos beneficiários da tarifa social de eletricidade e aos beneficiários de prestações sociais mínimas.

São consideradas prestações sociais mínimas, para o efeito, o complemento solidário para idosos; o rendimento social de inserção; pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez; complemento da prestação social para a inclusão; a pensão social de velhice, o subsídio social de desemprego e o abono de família (1.º e 2.º escalão).

A atribuição do apoio é automática. O pagamento é feito preferencialmente por transferência bancária (via IBAN registado na Segurança Social Direta) ou Vale Postal (para quem não tem IBAN registado na Segurança Social Direta).

 

Marcações: apoio extraordinário

Imprimir Email