Conheça o programa dos 895 anos da Batalha de S. Mamede - Dia Um de Portugal

Começa quinta-feira o programa institucional que assinala mais um aniversário da Batalha de S. Mamede, Dia Um de Portugal.

Trata-se de um programa que tem início com a apresentação da Comissão Científica dos 900 anos das comemorações que ocorrerá dentro de cinco anos. Uma apresentação marcada para a reunião do executivo Municipal, às 10h00. O dia ficará ainda assinalado com o início de mais uma edição da Feira Afonsina, pelas 18h00, este ano subordinada ao tema «Afonso: político e diplomata». O evento prolonga-se até domingo.

O programa prossegue sexta-feira. Pelas 10h30, na Biblioteca Municipal raul Brandão, será apresentado do livro «D. Afonso Henriques - do sonho fiz Portugal», de Júlio Borges, texto e Nuno Alexandre Vieira, ilustração. Ainda sexta-feira, pelas 18h00, é inaugurado o mural dedicado à Batalha de S. Mamede, no túnel da circular urbana, em Creixomil.
Sábado, 24 de Junho, às 10h00, são hasteadas as bandeiras no edifício da Câmara Municipal e, meia hora depois, é inaugurado o reperfilamento das ruas Padre António Caldas, Dona Constança de Noronha e Nossa Senhora da Penha, intersecção da Rua Dona Constança de Noronha com a Rua Padre António Caldas.

Pelas 11h30, é inaugurada a reabilitação energética dos bairros sociais de Urgezes, Azurém, Corandeiras e Mataduções, em Fermentões. Às 17h00, é celebrada missa solene, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e pelas 18h15, será prestada homenagem ao Rei D. Afonso Henriques, com a deposição de uma coroa de flores na estátua, na Colina Sagrada. O momento alto das comemorações acontece depois, com a realização da sessão solene que decorrerá no Campo de S. Mamede, com a presença do Ministro da Economia, em representação do Governo. Na sessão, serão apostas as tradicionais distinções honoríficas do Município.
As comemorações prosseguem domingo. Às 10h00, é inaugurada a reabilitação do Castro de Sabroso, em S. Lourenço de Sande e pelas 11h30, em Urgezes, é inaugurada uma horta pedagógica. Da parte da tarde, pelas 15h30, é inaugurado o parque desportivo da Corredoura, em S. Torcato e, às 17h00, procede-se à inauguração do alargamento do cemitério de Selho S. Jorge.

A evocação de mais um aniversário do 24 de Junho de 1128, termina no dia 1 de Julho, com a inauguração da requalificação do Tardoz, do Centro Comercial Vila.


Marcações: Batalha de S. Mamede , 24 de Junho de 1128

Imprimir Email