Ministro da Economia promete apoiar o desenvolvimento económico de Guimarães e do Quadrilátero

O Ministro da Economia e do Mar prometeu trabalhar para o desenvolvimento económico de Guimarães e dos restantes municípios do Quadrilátero Urbano.

António Costa Silva falava na sessão solene que assinalou mais um aniversário da Batalha de S. Mamede - Dia Um de Portugal-
"Vamos trabalhar com os enhor Presidente da Câmara, com o Presidente da CCDRN, com as autarquias do Quadrilátero que tem Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos, onde estão 67 mil das nossas empresas, responsáveis por 4% do PIB do País e por 11% das nossas exportações", afirmou.

O Ministro que representou o Governo nas comemorações do Dia Um de Portugal, «respondia» à intervenção do Presidente da Câmara.
Inspirado em Santo Agostinho, Domingos Bragança sublinhou a importância do projecto de desenvolvimento de futuro que está em curso em Guimarães que alia educação, cultura e ciência.
"O presente das coisas futuras é a espera que é a esperança, a mesma esperança que a 24 de Junho de 1128 alimentava o espírito de Afonso Henriques e das suas tropas. Um presente das coisas futuras que a partir dos pressupostos da educação e da cultura, do conhecimento e da ciência, antevê Guimarães como um lugar de bem estar, de conhecimento, de inovação e de ciência, de criatividade e sabedoria colectiva. Um lugar onde se vive bem em comunidade", salientou.

Domingos Bragança salientou a importância das alterações que serão consagradas na revisão do PDM, os desafios que nos coloca a necessária e urgente construção de um futuro ambientalmente sustentável e os vários projectos que prometem ser o presente das coisas futuras de Guimarães.
"É este presente das coisas futuras que nos coloca perante uma escolha decisiva para o que será o futuro dos territórios enquanto espaços vivos, provocada pela necessidade de dar resposta às alterações climáticas, às assimetrias do desenvolvimento, à eficiência energética, à digitalização da economia. São respostas que carecem de um desenho de modelo territorial coerente que se alimente sinergicamente através de redes de cooperação intermunicipal de que é bom exemplo o Quadrilátero Urbano. Um modelo capaz de promover a igualdade de respeito e de uma vida digna e decente para todos", sublinhou.

O Ministro da Economia e do Mar manifestou-se "solidário" com os objectivos traçados pelo Presidente da Câmara.
"As nossas caravelas hoje são os nossos empresários e as nossas empresas, os projectos que estão a transformar o chão de fábrica em Portugal com a intensificação da revolução tecnológica, com a aplicação das tecnologias digitais que podem transformar a nossa economia dez vezes mais rápido e a uma escala 300 vezes maior que a revolução industrial", destacou.

Na sessão foram agraciadas cinco individualidades; com a Medalha Municipal de Mérito Social, António Monteiro de Castro, com a Medalha de Municipal Mérito Cultura, António Amaro das Neves, com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial, José Neves, com a Medalha Municipal de Mérito Educativo, Maria de Jesus Carvalho e com a Medalha Municipal de Mérito Cultural, Manuela Alcântara
A sessão solene foi abrilhantada pela actuação de coro de S. Mamede, do projecto «Da poesia portuguesa, de Tiago Simães, e pela Orquestra de Guimarães.


Marcações: 24 de junho1128, sessão solene

Imprimir Email