VÍDEO: Zona de Couros é Património Mundial da UNESCO - Dia Histórico para Guimarães

É um dia histórico para Guimarães!
A extensão à Zona de Couros do Centro Histórico foi inscrita como Património Mundial da UNESCO, após aprovação esta terça-feira na 45ª sessão alargada do Comité do Património Mundial, realizada em Riade, na Arábia Saudita.

Os 19,4 hectares até agora classificados como Património Mundial estendem-se a uma área de 38,4 hectares, passando a abranger o conjunto das antigas manufacturas de curtumes, a “Zona de Couros”, ao longo do rio de Couros, na zona baixa da Cidade.
É uma distinção que valoriza e enaltece a dimensão universal do trabalho, pela sua força e projecção económica, social e cultural dos territórios.

O quarteirão que preserva a memória da antiga indústria de curtumes deslumbra o olhar de quem percorre o conjunto monumental, acompanhando o perfil inclinado das ruas e vielas, paralelas ao pequeno curso de água que aparece e desaparece no emaranhado das construções.
Subtilmente, no silêncio do granito, repousam os vestígios da memória industrial ligada à transformação das peles dos mais diferentes animais, transformando-as em produtos que muito contribuíram para os homens protegerem o corpo, como é o caso do calçado e do vestuário.
Era uma indústria complexa. Na sua fase mais tradicional, quase até ao final do século XIX, exigia a água em abundância, a cal, os excrementos de pomba, a casca de carvalho, a gordura animal, o azeitel... E. Claro está: também era preciso o talento e o saber transmitido de geração em geração pela classe laboriosa dos curtidores e surradores de Guimarães...


O testemunho desse labor árduo está gravado em cada recanto, da área agora reconhecida pela UNESCO e que duplica a zona classificada de Guimarães.
O Centro Histórico ganhou a inscrição na lista em 2001, mas esta terça-feira a votação do júri internacional incidiu sobre uma nova candidatura que amplia a área classificada e reforça os fundamentos que determinam o estatuto de Património Mundial em Guimarães.
Com esta inscrição, ao nível da área envolvente, de protecção à área classificada, há uma área mais alargada que passa agora a ser de 129,3 hectares (a anterior abrangia 99,2 hectares), criando-se uma zona tampão desde as vertentes da montanha da Penha, onde nasce o ribeiro de Couros até à Veiga de Creixomil.


Marcações: Zona de Couros , Património Mundial da UNESCO, 20 anos Guimarães Património Mundial

Imprimir Email