Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães na liderança dos monumentos mais visitados no Norte do País

O Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães continuam na liderança dos monumentos mais procurados pelos visitantes no Norte do País.

Em publicação feita no seu sítio da internet, a Direcção Regional de Cultura do Norte indica que "o número de visitantes nos Museus e Monumentos registou, até final do 3º trimestre de 2023, um total de 1.756.802 visitantes, que representa um aumento de 17%, quando comparado com o mesmo período de 2022". Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Sés do Porto e Braga lideram a lista dos mais visitados a Norte.

"O número de visitantes nos primeiros nove meses do ano só não é maior e não supera os totais do ano anterior, por alguns dos museus e monumentos DRCN se encontrarem encerrados, ou parcialmente abertos ao público, devido às obras de requalificação em curso. É o caso do Museu de Lamego e Castelo de Guimarães, parcialmente abertos, e o Museu da Terra de Miranda e Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, encerrados desde o início do ano".

"Apesar de a Sé do Porto, Sé de Braga, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães continuarem a liderar a lista dos monumentos mais procurados, regista-se ainda uma tendência de aumento da procura em todos os equipamentos da DRCN, com destaque para o Mosteiro de São Martinho de Tibães, com um aumento nos primeiros três trimestres do ano de cerca de 20% e para a Concatedral de Miranda do Douro que registou, para o mesmo período, um aumento de cerca de 40%".

De registar ainda que, do total de visitantes, 61% são estrangeiros, com o Brasil, Espanha e França a liderarem a lista.

Até ao final do ano, e mesmo com alguns dos museus e monumentos encerrados ao público, deverão ser ultrapassados os números de 2022, ano em que se registou um total de 1.874.769 visitantes.

A Direção Regional de Cultura do Norte tem sob a sua alçada o Museu do Abade Baçal (Bragança), o Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), Museu dos Biscainhos (Braga), Museu de Lamego, Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães) e um vasto conjunto de monumentos, composto por castelos, mosteiros, igrejas e sítios arqueológicos.

Marcações: Paço dos Duques de Bragança , Castelo, Direcção Regional de Cultura do Norte

Imprimir Email