Escola Secundária Martins Sarmento venceu Torneio de Retórica

A Escola Secundária Martins Sarmento venceu o Torneio de Retórica. A final realizou-se no auditório do Teatro Jordão, e contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal.

O Torneio de Retórica é um projecto educativo organizado pela Associação ASMAV - Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense e apoiado pelo Município de Guimarães, que tem vindo a promover, nas turmas do 12º ano das escolas do concelho de Guimarães, competências interpessoais e poder de argumentação, colocando temas importantes para a vida em sociedade a debate.
Na final houve um frente-a-frente de alunos da Escola Secundária das Taipas e da Escola Secundária Martins Sarmento que debateram a Concordata assinada entre a Santa Sé e Portugal. De um lado, os alunos da Escola Secundária das Taipas, argumentaram a favor da sua manutenção. Do outro, os alunos da Martins Sarmento fizeram valer os seus argumentos a favor da sua abolição. No fim, saiu vencedora a Escola Secundária Martins Sarmento.

No discurso protocolar, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, atribuiu às duas escolas o título de vencedor, uma vez que “ambas foram excelentes”. Para o Presidente da Câmara, o torneio de retórica fica marcado pelo convívio e pelo conhecimento do outro, num cruzamento entre as escolas do concelho, e pela excelente oportunidade que constitui para que os alunos mostrem as suas competências e poder de argumentação.

“A capacidade de retórica é muito importante, mas esta deve ser sustentada por factos, por um conhecimento rigoroso da história, dos acontecimentos, para que os argumentos apresentados não sejam falaciosos. Nas sociedades democráticas não basta ter razão. É preciso que essa razão seja explicada para que não se perca. É preciso que os argumentos sejam bem sustentados para que os outros possam ser convencidos. A retórica, na sua acepção não falaciosa, é um recurso que é usado para que possamos fazer ver, a quem pensa de maneira diferente, os méritos das nossas opiniões”, disse Domingos Bragança.


Marcações: torneio retórica

Imprimir Email