Programa Eco-Escolas mobiliza todos os agrupamentos de Guimarães

Pela primeira vez desde 2012, todos os agrupamentos estão representados no programa eco-escolas do próximo ano, consolidando o empenho generalizado na causa ambiental em toda a rede educativa do município de Guimarães.

Em comunicado, o Município realça que "o compromisso com a sustentabilidade ambiental ganha destaque em Guimarães para o próximo ano lectivo, com um número de 64 estabelecimentos de ensino inscritos no programa Eco-Escolas, promovido pela ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação desde 1996.
Este programa internacional, concebido pela Foundation for Environmental Education, visa incentivar acções e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Entre os estabelecimentos de ensino inscritos para o ano lectivo de 2023/2024, destacam-se a participação de três escolas secundárias, três escolas profissionais e uma escola do ensino particular.
As restantes instituições de ensino envolvidas neste compromisso são escolas básicas e jardins de infância do ensino público, evidenciando a abrangência e a importância da sensibilização ambiental desde os primeiros anos de formação educativa.

Os participantes neste programa terão a oportunidade de desenvolver e implementar projectos e acções que procuram a sustentabilidade, desde a gestão de resíduos à conservação da energia e da biodiversidade, fomentando assim uma consciência ecológica e responsável nas gerações futuras.
De forma a potenciar resultados e impacto na comunidade escolar, o programa de educação ambiental PEGADAS, promovido pelo Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, articula-se com os objectivos e projectos desenvolvidos no programa eco-escolas. Desta forma, espera-se o desenvolvimento de bases fortes para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, catalisadores de mudanças de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.

Guimarães continua, assim, a reforçar o seu compromisso com o ambiente e a educação para a sustentabilidade, tornando-se um exemplo para outras regiões e um motor de mudança positiva na construção de um futuro mais verde e sustentável.


Marcações: Projeto Eco-escolas

Imprimir Email