Guimarães na vanguarda da transformação digital

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães marcou presença na sessão de apresentação da Estratégia Nacional de Territórios (ENTI) Inteligentes que decorreu na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Com o mote "transformar dados em acção", a ENTI tem um investimento inicial de 60 milhões de euros proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Na referida sessão e segundo um comunicado do Município, Domingos Bragança partilhou perspectivas e desafios, afirmando que Guimarães "como cidade líder na transformação digital, prioriza parcerias estratégicas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes”. Apostando numa abordagem inovadora, o território tem conseguido “estabelecer alianças com universidades e promover a criação de ‘gémeos digitais’, procurando a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana”. Com foco na integração e partilha de dados na administração pública, o Edil reconheceu a necessidade de cooperação para alcançar metas mais ambiciosas, destacando a importância das ferramentas digitais e científicas na tomada de decisões. Na sua opinião, este compromisso demonstra uma visão clara para um planeamento urbano digital e integrado, fundamentado na colaboração e na transparência para o progresso contínuo da cidade, afiança Domingos Bragança.
Elaborada de forma colaborativa, a estratégia envolveu activamente autarquias, comissões de coordenação e desenvolvimento regional, comunidades intermunicipais, empresas de tecnologia e instituições académicas.

A iniciativa visa implementar 16 iniciativas estratégicas e 31 recomendações locais, utilizando soluções tecnológicas para antecipar e gerir as necessidades dos territórios, abrangendo áreas urbanas e rurais.
Concentrando-se na gestão inteligente de recursos essenciais, como água, mobilidade e energia, a ENTI busca otimizar o funcionamento das cidades, zonas rurais, florestais, áreas de proteção e comunidades em geral. Além disso, promove a cooperação entre autarquias, empresas e academia, preparando o país para enfrentar futuros desafios.
A criação da Plataforma de Dados Portugal, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa, desempenhará um papel crucial na gestão, partilha e análise de dados para a implementação desta estratégia.


Marcações: digital, transformação

Imprimir Email