VÍDEO: Primeiro-Ministro diz que Instituto Cidade de Guimarães é "marco" de desenvolvimento de Portugal

O Primeiro Ministro inaugurou esta quarta-feira a infraestrutura TERM RES-Hub no Instituto Cidade de Guimarães, no Avepark.
Num modelar edifício vai funcionar o Grupo de Investigação 3B's, com a sua infraestrutura em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa num projecto que orçou cerca de 10 milhões e 800 mil euros que beneficiaram de um financiamento superior a nove milhões de euros do FEDER e um milhão e 600 mil euros de financiamento nacional, sendo que o Município de Guimarães contribuiu com 1,25 milhões de euros.


Considerando que a competitividade passa pela contratação de talentos, António Costa salientou que a aposta na formação está a dar resultados ao nível da investigação que se faz em Portugal.
Na mesma sessão o Presidente da Câmara foi elogiado pela aposta do Município na investigação no âmbito das diversas parcerias que tem estabelecido com a Universidade do Minho. Domingos Bragança respondeu com "gratidão" pelo trabalho que, quer a Universidade do Minho, quer o Instituto 3B's têm desenvolvido em "dimensões fundamentais para a afirmação das nossas empresas e instituições".
Para o Edil o Instituto Cidade de Guimarães é uma infraestrutura fundamental para "transferir conhecimento para a economia através das empresas e, por esta via, conseguir atrair talento e podermos ter melhores salários".
"Guimarães precisa de uma economia diversificada como de pão para a boca", afirmou Domingos Bragança.


O investigador e líder do Instituto 3B's não escondeu a sua satisfação por ver concretizado um sonho que alimentava desde 2013. Rui Reis manifestou a sua convicção de que a partir do novo Instituto Cidade de Guimarães será possível criar um "flagship da investigação de nível mundial".
O Reitor da Universidade do Minho considerou a inauguração da nova infraestrutura "um dia feliz para a Universidade do Minho e uma importantíssima infraestrutura para o País que permitirá ao Instituto 3B's reforçar a sua aposta científica na medicina regenerativa.


Marcações: António Costa, Instituto Cidade de Guimarães

Imprimir Email